Os avanços do audiovisual do Amazonas neste século, com filmes premiados em festivais ao redor do planeta e o surgimento de eventos em larga escala, como o ‘Amazonas Film Festival’, ‘Matapi’ e ‘Olhar do Norte’, serão o foco da websérie ‘Terceiro Ciclo do Cinema Amazonas’. O projeto do Cine Set estreou na ùltima quarta-feira (13/01), e os vídeos serão lançados todas as quartas-feiras, às 11h, no canal do Cine Set no YouTube (https://youtube.com/cinesetam). Os roteiros na íntegra, assim como os links para os filmes locais, estarão disponibilizados no site de cinema.
Contemplado no edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Amazonas, o projeto terá sete episódios com duração máxima de dez minutos cada um. A apresentação fica por conta do editor-chefe do Cine Set e autor da proposta, Caio Pimenta.

Caio Pimenta – Editor Chefe do Cine Set
“A websérie tem como ponto de partida o livro de 1994, ‘A Tônica da Descontinuidade: cinema e política em Manaus na década de 60’, em que o professor da Universidade Federal do Amazonas e um dos principais pesquisadores sobre o audiovisual do Estado, Narciso Lobo, afirma que o cinema amazonense tivera dois ciclos até então: o primeiro com Silvino Santos, nos anos 1910, até o início da década de 1930, e o segundo com a geração cineclubista dos anos 1960. Acredito que seja possível afirmar sim que, a partir de 2001 com a criação da Amazonas Film Commission e o Núcleo de Polo Digital, vivemos uma terceira etapa do nosso audiovisual”, diz Caio Pimenta.
Ao longo dos sete episódios, a websérie resgata a história de Silvino e do cineclubismo dos anos 1960 para chegar aos dias atuais. Da nova geração, o Cine Set destaca as principais características desta produção, os filmes que circularam o planeta, os eventos surgidos ao longo dos anos e também as marcas da descontinuidade.
Sobre o Cine Set – Site de cinema produzido em Manaus há seis anos, o Cine Set já participou das coberturas de importantes festivais como Cannes, Karlovy Vary, Londres, Gramado, Olhar de Cinema e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.