Siga-nos nas nossas redes

Cine & Vídeo

Documentários sobre artistas amazonenses são exibidos nas redes sociais da SEC

A primeira obra homenageia o artista plástico Óscar Ramos e mostra momentos de sua vida, além de detalhes sobre a sua trajetória no mundo das artes

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa começou a exibir, nesse sábado (28), documentários de artistas amazonenses, realizados pelo artista plástico e diretor Sérgio Cardoso, em sua página no Facebook (@culturadoam). O primeiro filme foi “Óscar Ramos – O homem que morava dentro do cinema Éden”. As sessões de cinema fazem parte da campanha “Cultura Sem Sair de Casa” e acontecerão sempre aos sábados, às 19h.

A primeira obra homenageia o artista plástico Óscar Ramos e mostra momentos de sua vida, além de detalhes sobre a sua trajetória no mundo das artes. Nascido no município de Itacoatiara em 1938, Óscar estudou Pintura Livre com Ivan Serpa, ícone do Construtivismo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1960. Um dos vários destaques em sua carreira foi o trabalho na concepção visual da célebre revista “Navilouca” (1972), idealizada por Torquato Neto e Waly Salomão, e reunindo nomes como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Caetano Veloso e outros. Ele faleceu em junho de 2019.

Assista:

Óscar Ramos – O Homem que Morava Dentro do Cinema Éden

Sábado agora é dia de sessão de cinema! ??Todos os sábados, a partir de 19h, exibiremos em nosso Facebook, filmes sobre artistas amazonenses para o público! Neste primeiro momento, serão exibidos documentários realizados pelo artista plástico e cineasta Sérgio Cardoso.A nossa primeira sessão homenageia um dos grandes artistas da história do Amazonas! "Óscar Ramos – O Homem que Morava Dentro do Cinema Éden" retrata diversos momentos da vida de Óscar, além da construção de sua trajetória artística. Nascido no município de Itacoatiara em 1938, Óscar Ramos estudou Pintura Livre com Ivan Serpa, ícone do Construtivismo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1960. Um dos vários destaques em sua carreira foi o trabalho na concepção visual da célebre revista “Navilouca” (1972), idealizada por Torquato Neto e Waly Salomão, e reunindo nomes como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Caetano Veloso e outros.Ele faleceu em junho de 2019, sendo reverenciado por artistas em todo o País. Assista e conheça a história deste grande nome das artes!

Posted by Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas on Saturday, March 28, 2020

“A memória das personalidades e dos grandes artistas do Amazonas precisa ser preservada. Estes filmes foram motivados pelo meu amor ao cinema e pelo dever de produzir memórias e registros. O Óscar Ramos foi um grande artista que contribuiu intensamente e formou outros artistas aqui no estado. Ele realmente morou no cinema Éden com a família, o pai dele era gerente de lá, e atendia as famílias da Praça 14 e Cachoeirinha. Estas obras trazem momentos e curiosidades da história amazonense que não podem ser esquecidos”, comenta Sérgio Cardoso.

Serão exibidos também: “Joaquim Marinho – O Comunicador Cultural do Amazonas”, “A Rainha dos Cinemas de Manaus”, “Otoni Mesquita – Narrativas da Vida e da Arte”, “José Gaspar – Um Cinéfilo Amazonense”, entre outros.

‘Cultura Sem Sair de Casa’

Além dos documentários, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também está com as videoaulas de teclado, violão e desenho do “Praticarte” e uma visita em 360 graus do Teatro Amazonas, que podem ser acessadas pelo Portal da Cultura. Nas redes sociais estão sendo divulgadas indicações de livros, vídeos com performances dos Corpos Artísticos, playlists relacionadas aos festivais, entre outros conteúdos.

Com as recomendações de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), a campanha “Cultura Sem Sair de Casa” tem o objetivo de proporcionar experiências artísticas que se aproximem do público durante este período.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Continue Lendo
Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =