Siga-nos nas nossas redes

Carnaval

Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso começam nesta quinta-feira

Os desfiles das Escolas de Samba de Manaus continuam no Sambódromo na sexta-feira (21/02), a partir das 21h, com o Grupo de Acesso A

A programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, começa nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções – Sambódromo, com o Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso B. A partir das 21h, oito agremiações vão desfilar pela passarela do samba. A entrada é gratuita.

Quem abre a noite de quinta-feira é a GRES Gavião do Parque, com o enredo “Do Coração da Floresta, Música, Cor e Alegria: Uendel Pinheiro – A Voz do Samba da Amazônia”. Com aproximadamente 300 componentes, a escola homenageia o cantor e compositor Uendel Pinheiro, referência na nova geração do samba também como empresário.

Em seguida, às 21h40, a GRES Unidos da Coophasa destacará um instrumento musical no enredo, o “Tambor”, para trazer magia, mística, ancestralidade e brasilidade para a passarela do samba.

Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso começam nesta quinta-feira (Foto: Michael Dantas/SEC)

Às 22h20, a GRES Império do Meninos Levados entrará na avenida com “Dos Fantasmas do Velho Airão ao Santo Ângelo A Procissão, Novo Airão 65 Anos”. Ao longo do desfile, a agremiação evidenciará características do município como o Parque Nacional de Anavilhanas, botos cor de rosa, além das festas tradicionais, entre elas São Sebastião, Padroeiro Santo Ângelo e Eco Festival do Peixe-Boi.

A GRES Império do Mauá apresentará o enredo “Um Grito de Alerta, Salvem a Amazônia, Vamos Preservar”, a partir das 23h, com a história de uma jovem índia guerreira de uma aldeia no meio da floresta que convocou todas as tribos da Amazônia para defender o meio ambiente e corre o mundo levando seu grito de alerta.

A GRES Mocidade Independente da Raiz, às 23h40, trará o tema “Amazônia – Encantos e Magia”, com base nos livros sobre mitos e contos que permeiam os encantos e magias da floresta amazônica.

Com o enredo “Muito Prazer, Meu Nome é Santa Isabel do Rio Negro – Princesa do Reino Encantado dos Tapuruquaras, estrela maior do teto do Brasil”, a partir de 0h20, a GRES Ipixuna contará a história do município de Santa Isabel do Rio Negro em 1661, quando ocorre a reativação do povoamento na região do Rio Negro através de Missões ibérico-lusitanas e a fundação da Missão de Nossa Senhora de Conceição de Mariuá (Barcelos).

Já a GRES Leões do Barão de Açu, 1h, vem com “Os Leões na Cabanagem” e a Guerra dos Cabanos, revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia.

Grupo A

Os desfiles das Escolas de Samba de Manaus continuam no Sambódromo na sexta-feira (21/02), a partir das 21h, com o Grupo de Acesso A.

A abertura do desfile, às 21h, ficará por conta da GRES Império do Hawai, com “Do Amazonas para o Mundo Ver: Roberley Assis, Nosso Enredo é Você”, uma homenagem ao técnico de futebol Roberley Assis, que, atualmente, comanda time na Irlanda.

Às 21h45, a GRES Sem Compromisso apresentará o enredo “Rocam: Servir e Proteger! Sob as Asas do Tucano, a Bravura do Guerreiro Imortal Cândido Mariano, Patrimônio do Povo Amazonense”, enquanto, às 22h30, GRES Acadêmicos da Cidade Alta desfilará o tema “Com as Bênçãos de Todos os Santos, Cidade Alta Exalta o Bom Malandro com Alma Verde e Rosa”.

Já às 23h15, a GRES Unidos da Cidade Nova virá com “Da Pedra Pintada o Filho da Terra Surgiu, no Coração do Amazonas Para Todo Brasil” e, meia-noite, a GRES Tradição Leste entra na avenida com “O Caminho das Pedras”.

À 0h45, a GRES Beija-Flor do Norte levará para passarela do samba “Abaciruja, O Índio Sonhador” e, 1h30, a GRES Presidente Vargas virá com “Um Mundo em Letras, Poses em Fotos, o Bom da Vida, o Sorriso, Quem Acontece… A Presidente Vargas, orgulhosamente, apresenta: A Coluna Social. Abram as cortinas! Vem celebridade! Só Vem!”.

A partir das 2h15, será a vez da GRES Vila da Barra, com “Fé, Sem Conhecimento é Fanatismo, a Trajetória do Mestre Adonai”. Já às 3h, a GRES Balaku Blaku desce na avenida do samba.

Para encerrar a noite, às 3h45, virá a GRES Dragões do Império, com o enredo “Dragões do Império Abraça: Compartilhando Histórias, Multiplicando Sorrisos”.

Programação

20 de fevereiro (quinta-feira)

21h – GRES Gavião do Parque

21h40 – GRES Unidos da Coophasa

22h20 –GRES Império do Meninos Levados

23h – GRES Império do Mauá

23h40 – GRES Mocidade Independente da Raiz

0h20 – GRES Ipixuna

1h – GRES Leões do Barão de Açu

1h40 – GRES Legião de Bambas

21 de fevereiro (sexta-feira)

21h – GRES Império do Hawai

21h45 –GRES Sem Compromisso

22h30 – GRES Acadêmicos da Cidade Alta

23h15 – GRES Unidos da Cidade Nova

0h – GRES Tradição Leste

h45 – GRES Beija-Flor do Norte

1h30 – GRES Presidente Vargas

2h15 – GRES Vila da Barra

3h – GRES Balaku Blaku

3h45 – GRES Dragões do Império

Continue Lendo
Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Curta Nossa Fan Page